Significado de Cosmética

O que é Cosmética:

Cosmética é uma área relacionada com cuidados de beleza, que diz respeito à beleza humana.

A palavra cosmética tem origem no termo grego kosmetés, que descrevia um escravo ou ajudante que tinha como função arrumar as roupas, perfumes e pinturas da sua senhora. Esses objetos eram designados como kósmesis, o que explica a origem da palavra "cosméticos".

Cosmética é a arte de manter o aspecto natural mediante cuidados especiais, tratamentos e utilização de produtos cosméticos auxiliares e de conservação (cosméticos) e de procurar melhorar esse mesmo aspecto de acordo com as possibilidades.

A cosmética é praticada desde a Antiguidade, sobretudo pelas mulheres. A cosmética muitas vezes utiliza a cirurgia estética para a eliminação artificial de imperfeições, deformações, cicatrizes e sinais de envelhecimento.

Cosmético

Cosmético é o nome dado aos ingredientes com que se procura conservar a beleza da pele e dos cabelos. São produtos destinados à estética corporal e que se utilizam quer para manter o aspecto exterior ou para tornar o corpo mais atraente e ocultar as suas imperfeições. Não são considerados cosméticos os habituais produtos de limpeza, como sabões e as pastas de dentes, assim como certos produtos cosméticos auxiliares, como o papel demaquilante.

Os cosméticos são vendidos na forma de cremes, soluções, suspensões, emulsões em água ou álcool, óleos vegetais ou animais, gorduras e ceras e também com vaselina e parafina minerais.

Entre os grupos mais importantes de cosméticos estão os cremes para a pele, produtos capilares, produtos para manicure (esmalte para as unhas e removedor), produtos para a depilação, loções para depois de barbear, sais de banho e desodorantes.

Cosmética natural

A cosmética natural é uma área em que os produtos usados para contribuir para o embelezamento do utilizador são de origem orgânica. Atualmente, são cada vez mais conhecidos os efeitos nocivos de algumas substâncias químicas presentes em alguns cosméticos na pele e cabelo dos utilizadores. Por esse motivo, muitas empresas têm feito um forte investimento em produtos naturais.

Data de atualização: 06/09/2013.