Significado de Couchsurfing

O que é Couchsurfing:

Couchsurfing é uma rede social utilizada por viajantes em busca de hospedagem gratuita e por anfitriões que queiram receber viajantes em sua casa. O couchsurfing é uma ótima opção para quem quer economizar na viagens e conhecer pessoas de culturas diferentes.

Fundada em 2004, hoje é a maior rede social para viajantes, são mais de 15 milhões de usuários de todos os cantos do mundo.

Como funciona o couchsurfing?

O couchsurfing é uma rede social que pode ser acessada pelo navegador ou também por um aplicativo. Para começar a utilizar, basta entrar no site e criar um perfil de usuário. Você pode usá-lo conectado ao Facebook, dessa maneira será mais fácil encontrar seu amigos por lá.

No perfil estão informações como nome, idade, profissão, idiomas que fala, origem e local de residência. Em seguida, há uma descrição onde você poderá contar um pouco sobre você, seus interesses e suas experiências de viagem.

É importante ter um perfil completo para que as pessoas saibam quem é você, qual seu estilo de vida, seus interesses em viagem e seus objetivos em usar a plataforma.

O couchsurfing tem como objetivo principal a busca e oferta de hospedagem. Por exemplo, se você tem um sofá ou uma cama disponível em sua casa e está interessado em oferecer para viajantes, você pode fazer isso por meio dessa rede social.

Como a hospedagem costuma ser um dos maiores gastos em uma viagem, conseguir lugares para dormir sem precisar gastar pode fazer uma grande diferença no orçamento.

Mas além de buscar e oferecer hospedagem, o couchsurfing também pode ser utilizado para conhecer pessoas. Há muitos perfis que não oferecem hospedagem, mas se disponibilizam para mostrar a cidade para o viajante ou para falar sobre as tradições e culturas locais.

No seu perfil você pode escolher se você está disposto ou não a oferecer hospedagem. Caso deseje receber hóspedes, você pode detalhar melhor as condições de acomodação, se você tem animais, se é permitido fumar na casa ou se há acessibilidade para deficientes físicos, por exemplo.

Quanto melhor você detalhar esses critérios, mais de acordo com suas exigências você conseguirá aprovar ou não os hóspedes e garantir que a experiência de couchsurfing seja positiva.

Cuidados com o couchsurfing

Como qualquer outra rede social, é importante tomar alguns cuidados ao usar o couchsurfing. Quando você for solicitar hospedagem ou aceitar algum hóspede, confira atentamente o perfil do usuário.

No perfil, as pessoas são avaliadas por outras pessoas que já hospedaram ou foram hospedados por esse usuário. Também existe a possibilidade de fazer referências sobre as pessoas. Leia o que as outras pessoas falam sobre o seu futuro hóspede ou host.

Para ter mais segurança ainda, você pode entrar em contato com as pessoas que escreveram essas referências e saber como foram suas experiências com o aquele usuário.

Também é muito importante ter em mente que podem existir diferenças culturais muito grandes, especialmente se você está viajando ou recebendo viajantes de lugares muito diferentes. Nesses casos, além de conhecer um pouco da cultura para evitar problemas, é importante ser tolerante.

Dicas para usar o couchsurfing

  • Mantenha o seu perfil completo para que as pessoas saibam quem é você e o que você pode oferecer a elas. Quanto mais claras as informações, mais chances de você ter experiências positivas.
  • Mantenha-se ativo na plataforma e não demore muitos dias para responder as mensagens e solicitações, isso fará com que seu perfil apareça para mais usuários.
  • Quando for se hospedar na casa de alguém, tenha em mente que você deverá seguir as regras da casa e nem sempre terá o conforto e a privacidade que teria em um hotel.
  • Caso queira receber estrangeiros ou viaje para o exterior, tenha o seu perfil em inglês, assim você permite que mais pessoas possam conhecer você.
  • Sempre que receber hóspedes ou ficar hospedado em algum lugar escreva referências. Dessa forma, a rede se fortalece e outros viajantes poderão estar mais seguros nas suas experiências.

Veja também o significado de turismo.

Data de atualização: 26/09/2019.