Significado de Creatina

O que é Creatina:

Creatina é um aminoácido sintetizado no organismo pelos rins, fígado e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina, sendo também encontrado em alimentos de origem animal, sobretudo em carnes vermelhas.

Nos músculos, a creatina normalmente é encontrada sob forma de fosfocreatina, enquanto que na urina ela está presente como creatinina, tendo sido usada como suplemento nutricional para otimizar o desempenho de atividades físicas. Um homem de 70 Kg pode armazenar cerca de 120 g de creatina, das quais 95% encontram-se no tecido muscular.​

No tecido muscular, a creatina pode ficar armazenada na forma livre ou fosforilada. Esta última desempenha um papel importante na contração muscular, comportando-se como um reservatório de energia utilizado em atividades de curta duração e alta intensidade.

Moléculas de ATP nas células, produzidas principalmente em mitocôndrias, podem reagir com creatina, formando fosfocreatina + ADP. Quando há uma necessidade súbita de ATP para contração muscular, a fosfocreatina kinase reverte a reação para obter energia através do ATP.

Data de atualização: 28/10/2014.