Significado de Creatinina

O que é Creatinina:

Creatinina é uma substância derivada do metabolismo da creatina, uma proteína presente nos músculos.

A creatinina é eliminada pelos rins e um aumento do nível de creatinina no sangue pode indicar piora da função renal.

A creatinina está naturalmente presente no organismo, sendo que uma quantidade muito pequena é reabsorvida após ter sido filtrada.

A quantidade de filtrado produzido pelos rins depende do volume de sangue que passa pelos glomérulos e da capacidade de filtrar que eles possuem.

Uma vez que a creatinina é produzida, principalmente, como resultado do metabolismo da creatina muscular, sua produção é diretamente proporcional à massa muscular.

Assim, espera-se que a produção de creatinina seja maior nos homens do que nas mulheres, bem como nos jovens quando comparados aos idosos.

A raça e a etnia exercem importante influência no nível de creatinina, como o negro americano, por exemplo, que possui maior massa muscular do que o branco.

Essas considerações explicam a razão da faixa de normalidade de creatinina sanguínea ser tão ampla (0,6 a 1,3 mg/dL).

Clearance de Creatinina

O clearance de creatinina mede a taxa de filtração glomerular, ou seja, o volume de sangue filtrado pelo rim a cada minuto.

Os níveis de creatinina sanguínea e urinária, bem como o volume urinário de 24 horas, são medidos em simultâneo para que o clearance de creatinina seja calculado. O cálculo utiliza um fator de correção, de acordo com o tamanho do corpo.

O clearance de creatinina possui uma tendência de diminuir com a idade, reduzindo cerca de 6,5 ml/min./1,73 m2 a cada década.

Data de atualização: 28/10/2014.