Significado de Crescimento vegetativo

O que é Crescimento vegetativo:

Crescimento vegetativo é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região.

Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.

Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.

Quando o crescimento vegetativo é positivo, significa que o número de nascimentos é superior ao de mortes, fazendo com que haja um aumento progressivo no número de habitantes da região analisada.

O crescimento natural negativo é o oposto do positivo. Caracteriza-se pela maior quantidade de mortes do que nascimentos.

Por fim, quando se configura como nulo, quer dizer que a taxa de natalidade e mortalidade apresentam o mesmo número. Neste caso, não há um crescimento na população, mas sim a sua estagnação.

Saiba mais sobre o significado da Taxa de Natalidade e da Taxa de Mortalidade.

As condições econômicas, sociais, culturais e religiosas influenciam diretamente no crescimento demográfico da região.

Segundo a Teoria da Transição Demográfica, o crescimento vegetativo pode variar de acordo com alguns fatores relacionados ao desenvolvimento de determinado local.

Os países subdesenvolvidos, por exemplo, apresentam um elevado crescimento vegetativo, visto que as famílias ainda têm muitos filhos, fazendo com que o número de nascimentos seja superior ao de falecimentos.

Já os países desenvolvidos tendem a ter um crescimento vegetativo muito menor, pois as famílias passam a ter menos filhos.

Aliás, este é um dos principais obstáculos dos países desenvolvidos. Com uma população envelhecida, há escassez de mão-de-obra profissionalmente ativa para movimentar a economia do país. A previdência social dos países com baixo crescimento vegetativo fica sobrecarregada.

Vale lembrar que o crescimento vegetativo não leva em consideração o saldo migratório, mas apenas os indivíduos que nasceram no local analisado.

O chamado crescimento absoluto analisa tanto o número de nascimentos como o de migrações para determinado país.

Ver também: o significado de População Absoluta.

Crescimento vegetativo no Brasil

Atualmente, o Brasil está entre os países mais populosos do planeta. O crescimento vegetativo brasileiro se potencializou a partir da década de 1950, com um aumento de aproximadamente 140 milhões de pessoas em 50 anos.

No entanto, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento vegetativo do Brasil está diminuindo.

Em comparação há 50 anos, quando cada casal tinha em média 6,5 filhos, a atual faixa é de 2,3 por família.

De acordo com o censo de 2013, o Brasil tem 200,4 milhões de habitantes. O IBGE aponta que nos próximos anos o aumento deverá ser de pouco mais de 55 milhões, e a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24%.

Não significa, no entanto, que a população brasileira diminuirá, visto que a expectativa de vida do brasileiro aumentará. Assim como ocorre com os atuais países desenvolvidos europeus, o Brasil será um país predominantemente envelhecido.

Data de atualização: 10/07/2019.