Significado de Cretáceo

O que é Cretáceo:

Cretáceo é um período geológico da Era Mesozóica, que aconteceu aproximadamente entre 145 e 65 milhões de anos atrás, marcado pela expansão da fauna e flora pela Terra e total dominação dos dinossauros no planeta.

A Era Mesozóica é constituída de três principais períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo, sendo este último considerado o fim da Era Mesozóica e início da Cenozóica.

Etimologicamente, o termo “Cretáceo” surgiu a partir do latim cretaceus, que significa “relativo a argila” ou “calcário esbranquiçado”, uma referência a formação das rochas típicas deste período.

No Cretáceo, o planeta era dominado por várias espécies de dinossauros, além do surgimento de uma enorme variedade de plantas, principalmente as que produziam flores e frutos, conhecidas por angiospermas.

Foi durante o Cretáceo que o clima médio da Terra começou a ficar mais ameno, devido a separação do megacontinente de Pangéia em outras porções de terra que começavam a se assemelhar a configuração continental vista atualmente.

O Cretáceo é dividido em dois principais períodos: o Cretáceo Inferior (145 a 100 milhões de anos) e o Cretáceo Superior (100 a 65 milhões de anos).

O fim do período Cretáceo é marcado por um evento catastrófico, que teria exterminado aproximadamente 60% das espécies que habitavam o planeta, entre elas os dinossauros.

Cretáceo Inferior

Este período marca o início do Cretáceo, entre 145 e 100 milhões de anos atrás, com a separação dos continentes e proliferação de novas espécies da fauna e flora.

Características do Cretáceo Inferior

  • Os continentes começam o processo de separação;
  • Surgimento de novas espécies de dinossauros;
  • Surgem os primeiros mamíferos placentários;
  • Surgem as primeiras plantas que produzem flores e frutos (angiospermas);
  • Surgem várias espécies de pássaros;

Cretáceo Superior

Este período marca o total apogeu dos dinossauros sobre a Terra e o seu declínio, entre 100 e 65 milhões de anos atrás.

Foi no final deste período que o planeta passou por uma profunda e avassaladora crise, de acordo com os pesquisadores, que teria provocado a extinção de mais da metade das espécies que vivam no planeta naquela época.

Alguns estudiosos acreditam que o impacto de um grande meteoro teria sido o causador das alterações na Terra. Outras teorias sugerem que a crise biótica teria se formado devido ao aumento das atividades vulcânicas no planeta.

Características do Cretáceo Superior

  • Domínio total dos dinossauros no planeta;
  • Formação de grandes cadeias montanhosas;
  • Começa a formação de reservas de carbono e petróleo nas bacias sedimentares;
  • Aumento do número de mamíferos e aves na Terra;
  • Clima na Terra volta a aquecer, fazendo com que até os polos fossem constituídos de florestas tropicais;
  • Cataclisma ambiental que provocou a extinção dos dinossauros;

Veja também o significado de Extinção.

Data de atualização: 05/06/2015.