Significado de CTI e UTI

O que é CTI e UTI:

CTI e UTI são unidades de monitoramento intensivo dos pacientes internados em estado grave nos hospitais.

CTI é a sigla de Centro de Tratamento e Terapia Intensiva e consiste numa área especial do hospital onde ficam os pacientes em estado grave, com a necessidade de terem todos os seus sinais vitais monitorados continuamente.

Saiba mais sobre o significado de CTI.

A UTI é a sigla de Unidade de Terapia Intensiva ou Unidade de Tratamento Intensivo que, assim como a CTI, também se destina a cuidar e monitorar o estado vital dos pacientes de modo contínuo.

Descubra mais detalhes sobre o significado de UTI.

Ambos os espaços são constituídos por profissionais qualificados e especializados em diversas áreas da medicina, além de uma vasta gama de equipamentos e tecnologias que ajudam no trabalho de vigilância e recuperação dos pacientes.

Diferenças entre CTI e UTI

Muitas pessoas pensam que CTI e UTI são a mesma coisa, no entanto, existem algumas diferenças sútis entre as duas.

Normalmente, o CTI não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo.

Já a UTI é destinada a casos específicos, como a UTI neonatal, UTI cardiológica, UTI para queimados e etc.

A UTI é mais comum em hospitais de grande porte, enquanto que as CTI’s podem ser encontradas em hospitais menores.

A partir de outro ponto de vista, o CTI também pode ser, assim como o próprio nome indica, um centro que engloba várias unidades diferentes, como a UTI e a Unidade Semi-Intensiva, destinada para os casos menos graves.

Data de atualização: 26/08/2015.