Significado de Cultura Organizacional

O que é Cultura Organizacional:

A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.

O conceito de cultura organizacional provém das Ciências Sociais e evoluiu ao longo tempo. De alguma maneira, isso gerou polêmica porque o conceito de cultura é bastante complexo.

O psicólogo Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito. O autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.

Schein também afirmou que a cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento:

  • os pressupostos básicos: as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana;
  • os valores: princípios, normas e modelos importantes;
  • os artefatos: os resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores.

A cultura organizacional está ligada a comportamentos que contribuem para o desenvolvimento e características de cada empresa.

Ela contribui para a construção da identidade organizacional, ou seja, sua forma de se comunicar, suas relações comerciais, seu comportamento com o público e funcionários.

Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.

Veja mais sobre o significado de cultura.

Cultura e clima organizacional

O clima organizacional faz parte e é criado em função da cultura organizacional de uma empresa ou instituição.

Consiste no ambiente que é vivido no contexto empresarial, que pode impactar negativa ou positivamente a produtividade da empresa em questão. Cada integrante de uma organização tem um papel a desempenhar no clima organizacional, podendo influenciá-lo e ser influenciado por ele.

Veja também o significado de Psicologia organizacional.

Data de atualização: 02/03/2021.