Significado de Cultura Organizacional
O que é Cultura Organizacional:
A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.
O conceito de cultura organizacional provém das Ciências Sociais e evoluiu ao longo tempo. De alguma maneira, isso gerou polêmica porque o conceito de cultura é bastante complexo.
O psicólogo Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito. O autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.
Schein também afirmou que a cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento:
- os pressupostos básicos: as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana;
- os valores: princípios, normas e modelos importantes;
- os artefatos: os resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores.
A cultura organizacional está ligada a comportamentos que contribuem para o desenvolvimento e características de cada empresa.
Ela contribui para a construção da identidade organizacional, ou seja, sua forma de se comunicar, suas relações comerciais, seu comportamento com o público e funcionários.
Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.
Veja mais sobre o significado de cultura.
Cultura e clima organizacional
O clima organizacional faz parte e é criado em função da cultura organizacional de uma empresa ou instituição.
Consiste no ambiente que é vivido no contexto empresarial, que pode impactar negativa ou positivamente a produtividade da empresa em questão. Cada integrante de uma organização tem um papel a desempenhar no clima organizacional, podendo influenciá-lo e ser influenciado por ele.
Veja também o significado de Psicologia organizacional.
Data de atualização: 02/03/2021.