Significado de Cyborg

O que é Cyborg:

Cyborg ou ciborgue é um organismo no qual foi incorporado uma estrutura ou elemento cibernético.

Normalmente, os ciborgues estão relacionados com a figura de um ser humano com componentes mecânicos ou eletrônicos. Apesar disso, pode também ser considerado um ciborgue outro organismo com modificações cibernéticas de alta tecnologia, mesmo que não seja humano.

Esta palavra tem origem no inglês e consiste na junção de duas palavras: cybernetic organism​, que significa organismo cibernético em português.

Os cyborgs apresentam condições de sobrevivência superiores aos dos organismos biológicos, devido a proteção e suporte que os aparelhos tecnológicos proporcionam. Assim, os seres cibernéticos são capazes de sobreviver em ambientes hostis, como no espaço sideral, por exemplo.

Este termo foi criado na década de 1960, pelos cientistas Manfred Clynes e Nathan Kline, a partir de um estudo sobre a necessidade de desenvolver uma relação mais aproximada entre os humanos e as máquinas, principalmente para que estas possam ajudar as pessoas a sobreviverem em situações extremas para o frágil corpo humano.

Atualmente, os humanos ciborgues são considerados aqueles que se aproveitaram dos avanços da robótica para melhorar certas condições limitadoras, como a perda de um braço, uma perna, ou outro órgão do corpo.

Com a ajuda de próteses mecânicas, essas pessoas podem recuperar a autonomia que tinham outrora.

Muitas pessoas confundem o conceito de um cyborg com a de um robô, como se fossem sinônimos. No entanto, enquanto que o cyborg consiste no hibridismo de um ser orgânico com componentes cibernéticos, o robô é completamente mecânico, construído com base na tecnologia e sem qualquer matéria biológica.

Na ficção, vários filmes e livros descrevem a figura do cyborg como um ser humano dotado de poderes extraordinários e capaz de realizar ações que seriam impossíveis para qualquer outro organismo totalmente biológico.

Saiba mais sobre o significado de Cyber.

Data de atualização: 21/06/2016.