Significado de Dama de honra

O que é Dama de honra:

Dama de honra é um título atribuído a menina que auxilia a noiva durante uma cerimônia tradicional de casamento.

Normalmente, as damas de honra costumam ser crianças, que acompanham a noiva durante a sua entrada na igreja.

A noiva pode escolher quantas damas de honra desejar, sendo que, por norma, devem usar vestidos iguais e pequenos buquês de flores semelhantes ao da noiva.

A função das daminhas de honra – como são chamadas quando têm menos de 5 anos de idade – pode ser desde espalhar pétalas de flores até carregar as alianças dos noivos, enquanto a noiva caminha em direção ao altar.

A noiva também pode optar por damas de honra adultas (entre os 14 e 23 anos de idade, normalmente). Neste caso, a principal função das damas de honra é ajudar a escolher o vestido das madrinhas e servir como testemunha durante a assinatura do acordo pré-nupcial, por exemplo.

Em inglês, a dama de honra é chamada de bridesmaid, que significa literalmente “servir a noiva”.

Supostamente, a tradição de utilizar damas de honra surgiu a partir dos rituais de matrimônio anglo-saxônicos, em meados do século V, na Inglaterra.

Vestido da dama de honra

De acordo com as normas de etiqueta das cerimônias tradicionais de casamento, as noivas são responsáveis por escolher o estilo do vestido das damas de honra.

As daminhas de honra usam vestidos mais confortáveis, enquanto as damas de honra adultas optam por roupas mais elegantes e com cores suaves, que se harmonizam ao vestido da noiva.

Ver também o significado das Bodas de Casamento.

Data de atualização: 05/03/2016.