Significado de Dama

O que é Dama:

Dama é o nome genérico dado à uma mulher de bons modos, com boa educação, nobre e distinta.

A palavra "dama", como uma forma de tratamento", também é usada para chamar de maneira atenciosa, respeitosa e honorífica as mulheres em geral, independente do seu estado civil.

Dama ainda pode ser a designação dada à mulher que acompanha o homem (cavalheiro) em uma dança clássica.

Segundo as convenções sociais da realeza, a figura da dama de honra é a da mulher que acompanha e cuida das necessidades da rainha ou princesa, pertencendo à corte real. Popularmente, a dama de honra também é o nome dado à menina ou jovem que acompanha a noiva durante a cerimônia de casamento, espalhando pétalas de rosa por onde passa e que, por norma, é a responsável por entregar as alianças aos noivos.

Nos jogos de cartas, a "dama" é a representação do número doze, carta que antecedo o "rei" e sucede o "valete".

A Dama e o Vagabundo

A "Dama e o Vagabundo" ("Lady and the Tramp", no original em inglês) é uma animação da Walt Disney de 1955, baseada no conto do escritor norte americano Ward Greene.

O filme infantil conta a história de amor entre uma cadela de pedigree (Lady) e de um cão vira-lata, chamado "Vagabundo".

Após Lady se perder na cidade grande, Vagabundo ajuda a pequena e indefesa cadelinha a voltar para casa, junto de seus donos.

Jogo da dama

O jogo de dama ou simplesmente "damas" é um jogo de tabuleiro, formado por peças de cores diferentes e jogado entre dois adversários.

O objetivo do jogo é eliminar todas as peças do adversário, fazendo com que as suas peças cheguem à última linha do campo rival, formando assim as "damas", peças duplas que podem se movimentar em todas as direções do tabuleiro.

Data de atualização: 30/01/2015.