Significado da Decantação

O que é a Decantação:

Decantação é um processo que garante a separação de substâncias líquidas ou sólidas que não devem ser misturadas. Este é um dos métodos utilizados para a retirada das impurezas da água.

A decantação ocorre devido a diferença da densidade e da solubilidade entre as substâncias heterogêneas. No caso de dois líquidos – a água e o óleo, por exemplo – a substancia com maior densidade (óleo) tende a se acumular sob a menos densa (água).

Neste caso, ambos os líquidos são postos num recipiente fechado e em repouso. A força da gravidade, lentamente, será a responsável por fazer com que as substâncias estejam visivelmente separadas.

Após a separação, o recipiente deverá ser lentamente inclinado para que a substância menos densa seja depositada em outro local, fazendo com que apenas o líquido mais denso fique no receptáculo. No entanto, existem diversas outras técnicas que facilitam o processo de separação das substâncias, como o funil de bromo e a sifonação, por exemplo.

O processo da decantação pode ser acelerado por meio de equipamentos de centrifugação, que giram rapidamente fazendo com que a força da gravidade atraia a substância mais densa para o fundo do recipiente.

Além de servir para separar líquidos imiscíveis, a decantação também é usada para fazer a separação de líquidos-sólidos, como a água e a areia.

A decantação é uma das etapas do processo de tratamento de água, de acordo com o modelo seguido pelas Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) que existem em todas cidades com um sistema de saneamento básico.

Saiba mais sobre Tratamento de água.

Decantação e Filtração

Ambos são processos de separação de substâncias, mas a principal diferença está no fato da filtração usar filtros porosos para reter os sólidos presentes no líquido.

A decantação, por outro lado, também consegue fazer a divisão de líquidos, contanto que tenham densidades diferentes.

O significado da Decantação está na categoria: Ciência