Significado de Decente

O que é Decente:

Decente é um adjetivo masculino e feminino que descreve alguém ou algo que é conforme as regras da decência; significa conveniente, próprio, adequado, asseado, limpo.

Uma pessoa decente demonstra compostura, honestidade e decoro. Ex: No meio de tanta gente naquela festa, ele era o único que estava vestido de forma decente. / O meu patrão alcançou o sucesso porque sempre teve uma conduta decente com os seus trabalhadores.

Decente ou descente

Quanto à dúvida entre decente ou descente, é importante referir que as duas palavras constam no dicionário da língua portuguesa, no entanto, têm significados diferentes. São portanto, palavras parônimas, ou seja, possuem grafia semelhante mas têm significados distintos. Decente está relacionado com a decência, enquanto que descente se refere a alguma coisa que desce.

Algumas pessoas cometem o erro de escrever descente quando na realidade querem escrever decente.

Uma comunidade decente é composta por pessoas educadas, dignas, com boa postura e valores sólidos. Por outro lado, uma comunidade descente é considerada uma comunidade decadente, que apresenta um movimento descendente em termos morais.

Data de atualização: 06/02/2017.