Significado de Deficiência auditiva

O que é a Deficiência auditiva:

A deficiência auditiva, também conhecida como hipoacusia ou surdez, caracteriza a perda ou redução, parcial ou total, da habilidade de detectar sons.

Este tipo de deficiência traz para o ser humano determinadas limitações e dificuldades em ouvir diálogos e outros sons no seu dia-a-dia.

Ela pode se apresentar desde o nascimento, através da má-formação do aparelho auditivo humano, mas também pode ser causada por lesões, doenças provocadas por ruídos ou pelo envelhecimento humano, que é uma consequência natural do organismo.

Na maioria dos casos em que ela se apresenta, a deficiência auditiva não tem cura, porém em muitos deles, realiza-se o tratamento com o uso de aparelhos auditivos.

Deficiência auditiva e surdez

A surdez, como também é chamada a deficiência auditiva, possui diferenças no tratamento com as pessoas que possuem alguma perda na audição.

Quando uma pessoa possui ausência total da habilidade de ouvir, ela é considerada uma pessoa surda (anacusia). Já aquela pessoa que mesmo tendo alguma dificuldade, ainda é capaz de ouvir, é considerada parcialmente surda. Nestes casos, também podem ser chamados de surdos funcionais, mesmo tendo ou não o auxílio da prótese auditiva.

A surdez funcional também pode ser dividida entre surdez moderada, onde as pessoas ouvem em uma frequência de 41 a 55 decibéis, surdez acentuada, onde a frequência é de 56 a 70 decibéis, surdez severa, onde a frequência é de 71 a 90 decibéis e surdez profunda, onde a surdez é acima de 91 decibéis.

Todas estas divisões da surdez funcional podem ser corrigidas com o auxílio de um aparelho utilizado pelo deficiente auditivo.

Tipos de deficiência auditiva

A deficiência auditiva pode ter quatro tipos de classificações: condutiva, neurossensorial, mista, e uni ou bilateral.

Perda auditiva condutiva

É o tipo de deficiência auditiva em que a habilidade para conduzir o som para o ouvido é bloqueada ou reduzida.

Perda auditiva neurossensorial

A perda auditiva neurossensorial é causada devido a danos ocorridos na célula ciliada no ouvido interno. A perda auditiva relacionada à idade, conhecida também como presbiacusia é um tipo de perda auditiva neurossensorial.

Perda auditiva mista

É o tipo de problema que se tem ao conduzir o som para o ouvido interno e dentro deste, as células ciliadas também estiverem danificadas. Ela é uma combinação da perda auditiva condutiva e perda auditiva neurossensorial.

Perda auditiva unilateral ou bilateral

É o tipo de perda da habilidade de ouvir em um ouvido (unilateral) ou nos dois ouvidos (bilateral).

Deficiência auditiva na escola

No ambiente escolar, a deficiência auditiva, assim como os outros tipos de deficiência, precisam ter uma boa inclusão para que o aluno, mesmo com suas limitações, consiga compreender os assuntos abordados em sala de aula.

Para tal, recomenda-se que toda escola que possua alunos com deficiência auditiva tenha sempre um intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e materiais de apoio para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Estes são direitos regulamentados pela Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina entre outras coisas, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garante direitos à estas pessoas em atividades básicas da vida.

Em sala de aula, é preciso que o professor também esteja em constante atualização, reconhecendo as necessidades de desenvolver métodos de comunicação com o aluno, de acordo com seu grau de entendimento.

Veja também o significado de Deficiência e Deficiência Visual.

Data de atualização: 24/01/2018. O significado de Deficiência auditiva está nas categorias: Geral, Medicina