Significado de Deficiência intelectual

O que é a Deficiência intelectual:

Deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento que faz com que o indivíduo tenha um nível cognitivo e comportamental muito abaixo do que é esperado para a sua idade cronológica. 

As pessoas com déficit intelectualapresentam limitações nas suas habilidades mentais. Por norma, têm dificuldades em compreender ideias abstratas, resolver problemas, compreender e obedecer regras, estabelecer relações sociais e realizar atividades cotidianas, por exemplo.

As causas que levam ao déficit intelectual são variadas. No entanto, fatores genéticos costumam ser os principais responsáveis por essa condição. Outros fatores que também contribuem para a deficiência mental são de natureza perinatal, ou seja, complicações durante a gestação do bebê, como a má-formação fetal, por exemplo.

Não existe cura para a deficiência intelectual, no entanto alguns tratamentos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do portador do déficit mental. A educação especial e a terapia comportamental são algumas das opções para melhorar a vida da pessoa.

O indivíduo que apresenta deficiência intelectual deve ser avaliado e acompanhado por um suporte psicológico e pedagógico. Em alguns casos, também é importante a procura do auxílio fonoaudiológico e de médicos, pois outros transtornos ou doenças podem estar associadas à deficiência mental.

Saiba mais sobre a Inteligência.

Características da deficiência intelectual

Os deficientes intelectuais costumam apresentam as seguintes características, em diferentes níveis:

  • Dificuldade de raciocínio e de compreensão;
  • Habilidades sociais comprometidas;
  • Limitações nas habilidades relacionadas à linguagem (leitura, escrita, memória, raciocínio, etc);
  • Dificuldades de adaptação nos ambientes sociais;
  • Demoram mais para aprender;
  • Não compreendem algumas situações do cotidiano (são ingênuos);
  • Não conseguem compreender sinais ou situações que já eram esperados para a sua idade;
  • São muito dependentes;
  • Apresentam alto risco de ter crises epiléticas e problemas severos de aprendizagem.

Alguns dos principais tipos de deficiência intelectual são: Síndrome de Down; do X-Frágil; de Prader-Willi; de Angelman; e de Williams

Veja também o significado da Síndrome de Down.

O significado de Deficiência intelectual está na categoria: Medicina