Significado de Degradação

O que é Degradação:

Degradação é o ato de degradar, ou seja, destruir, devastar, estragar ou prejudicar.

Normalmente, esse termo está associado ao conceito da degradação ambiental, que consiste numa série de ações danosas ao equilíbrio do meio ambiente.

Mas, ainda pode-se aplicar esta palavra para representar o estrago, deterioração e destruição de outras coisas, como a degradação moral e a degradação social, por exemplo. Nestes casos, consiste na depravação da ordem e dos valores morais e sociais, respectivamente.

Alguns dos principais sinônimos de degradação são: deterioração, putrefação, decomposição, apodrecimento, desgaste, corrosão, devastação, desolação e destruição.

Degradação ambiental

São todos os processos que influenciam no desequilíbrio do ecossistema de determinado ambiente, impossibilitando a sustentação da vida, seja na fauna ou na flora.

A degradação do meio ambiente pode ser motivada por causas naturais (mudanças climáticas, invasões de espécies que sejam nocivas ao hábitat, entre outras), mas, na maioria dos casos, a degradação ambiental acaba por ser potencializada por influência humana (ações antrópicas).

A poluição e as queimadas são exemplos de ações antrópicas que ajudam a acelerar a degradação de determinado ambiente. A degradação dos solos, por exemplo, consiste na consequência do uso excessivo de produtos químicos no solo ou queimadas, eliminando totalmente a fertilização da terra.

De acordo com o Decreto Federal nº 97.632, de 10 de abril de 1989, no Brasil a degradação é definida como “processos resultantes dos danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como, a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais”.

Saiba mais sobre o significado da Poluição ambiental.

Data de atualização: 29/09/2016.