Significado de Demais

O que significa Demais:

Demais é um advérbio que significa demasiado, indicando alguma coisa que está em excesso ou demasia.

Alguns sinônimos de demais são muito, bastante, descrevem algo que está acima do normal, ou é exagerado.

Existem várias expressões com a palavra demais:

  • Tarde demais: alguma coisa que já não tem volta, não é possível mudar. Ex: Desculpe, mas é tarde demais para voltarmos a ser um casal.
  • Bom demais: um elogio que indica que uma coisa é muito boa. Ex: Estou desconfiada porque ele é perfeito, é bom demais para ser verdade.
  • Demais da conta: expressão usada no contexto informal, mais comum em Minas Gerais, que tem o mesmo significado de "por demais". Ex: Quando me perguntaram se ela é bonita, eu disse que ela é bonita demais da conta.

A utilização de demais como um elogio também é bastante comum. Ex: Nunca pensei que algum dia encontraria alguém tão especial. Você é demais!

Em alguns casos, a palavra demais também pode ser usada como sinônimo de "além disso". Ex: Você não tem moral para me dar conselhos. Demais, você prometeu que não falaria mais comigo!

De igual forma, a palavra demais pode ser um pronome indefinido que significa "os restantes". Ex: Vocês três vêm comigo. Os demais ficam aqui até nós regressarmos.

Demais também pode ser usado como adjetivo, significando "os outros". Ex: Você já conheceu os meus pais. Estes são os demais membros da minha família.

Em inglês, a palavra demais é traduzida como "too much". Ex: I can't go swimming right now, I ate too much! / Não posso ir nadar agora, eu comi demais!

Ver também o significado de Demasiado.

Demais ou de mais

Tanto demais como "de mais" existem na língua portuguesa. Enquanto demais implica uma noção de excesso ou exagero, de mais é uma locução adverbial que implica uma maior quantidade.

A expressão "nada de mais" descreve alguma pessoa ou situação que é comum, que não é fora do normal, mediana ou que não é digna de relevo. Ex: O fim de semana foi tranquilo, não fiz nada de mais.

Ver também: significado de Ademais.

Data de atualização: 18/09/2017.