Significado de Densidade demográfica

O que é Densidade demográfica:

Densidade demográfica ou densidade populacional é uma medida utilizada pela Geografia, para avaliar a distribuição da população em um determinado território. Ela indica a quantidade de pessoas que habitam um determinado espaço geográfico.

Também chamada de população relativa, a medida é expressa em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).

Esta medida possibilita mensurar a distribuição da população residente em um determinado local, permitindo verificar a população das áreas mais e menos povoadas.

Esse dado possibilita calcular a distribuição da população residente em um determinado território, permitindo a verificação das áreas mais e menos povoadas. Porém, como qualquer outro dado estatístico, ela possui algumas limitações como a generalização, uma vez que a população não se distribui de maneira homogênea pela extensão territorial.

Existem também alguns fatores externos que podem alterar a medida de densidade demográfica nos territórios, que podem ser:

  • Clima
  • Oferta de terras férteis
  • Regime de distribuição de chuvas
  • Terreno que permita o desenvolvimento da construção civil
  • Fatores econômicos: oferta de postos de trabalho
  • Fatores políticos: guerras

De acordo com dados do Banco Mundial, a densidade demográfica no mundo possui um total de 50,79 habitantes por km², levando em conta que a área do planeta é de 510 milhões de km² e a população é estimada em 7,3 bilhões de habitantes.

A Ásia é o continente com maior densidade demográfica, tendo um total de 137,3 habitantes por km². Só a China possui uma densidade demográfica estimada de 145,6 habitantes por km² em 2014.

Como calcular a densidade demográfica

Para realizar o cálculo da densidade demográfica de uma região, precisamos fazer uma relação de dois dados: a população absoluta, que corresponde ao número total de habitantes do local e a área ocupada por este mesma quantidade populacional, que geralmente é expressa em km², conforme a equação abaixo:

densidade demográfca

Densidade Demográfica no Brasil

O estudo da densidade demográfica no Brasil permite observar como é a dinâmica da distribuição da população pelo território nacional.

De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no ano de 2014 o número de habitantes no Brasil era de 202.768.562, ao mesmo tempo em que a área territorial oficial do país é de 8.515.767,049 km². Ou seja, a densidade demográfica do Brasil em 2014 era de 23,8 habitantes por quilômetro quadrado.

No entanto, ao considerarmos que a distribuição populacional no Brasil é bastante desigual entre as regiões, esta relação altera-se signficativamente, havendo regiões com uma elevadíssima concentração de pessoas e outras pouco povoadas. A cidade de São Paulo, por exemplo, apresenta mais de 7.300 hab/km², ao passo em que várias cidades na região Norte apresentam índices menores do que 10 hab/km².

O significado de Densidade demográfica está na categoria: Geral