Significado de Depressão

O que é Depressão:

Depressão é um termo utilizado na psiquiatria para designar um transtorno de humor, uma síndrome em que a principal queixa apresentada pelos pacientes é o humor depressivo e às vezes irritável, durante a maior parte do dia. 

No entanto, a depressão é considerada muito mais profunda do que a tristeza. A palavra "depressão" vem do latim depressio, de deprimere, que significa “apertar firmemente", "para baixo”.

As funções psíquicas e a motricidade do indivíduo com depressão ficam mais lentas, além de haver diminuição da capacidade de atenção e concentração. 

Também estão presentes pensamentos negativos constantes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas e de lazer, além de perda da capacidade de planejar o futuro.​

Inicialmente, o termo depressão era usado para designar sintomas ou caracterizar estados mentais, sendo que a doença era chamada de melancolia, termo criado há mais de 25 séculos.

No século XX, em 1995, a depressão passou a ser considerada uma doença ou transtorno afetivo ou de humor.

A depressão e a ansiedade são os transtornos psíquicos mais frequentes encontrados na sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo, sendo que o suicídio associado à depressão faz cerca de 850.000 vítimas anualmente.

Depressão (Relevo)

Em geografia, uma depressão é um rebaixamento súbito do relevo, ou seja, correspondem a uma área com altitude mais baixa que as áreas circundantes.

Existem 2 tipos de depressão:

  • Depressão relativa: Possui altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas está localizada acima do nível do mar;
  • Depressão absoluta: Está localizada abaixo no nível do mar.

As depressões geralmente são planas, devido aos processos erosivos pelos quais passaram ao longo de milhares de anos.

Data de atualização: 13/11/2014. O significado de Depressão está nas categorias: Geral, Medicina e pertence ao dossiê: Doenças