Significado de Descanso

O que é Descanso:

Descanso é o mesmo que repouso e relaxamento. Significa um período de tempo de folga, onde nenhuma atividade que requer esforço e trabalho seja requerida.

A grafia correta desta palavra é descanso. O termo “descanço” está incorreto e não existe na língua portuguesa. Descanso é a flexão na 1ª pessoa do singular do verbo descansar.

No sentido figurado da palavra, “descanso” ainda pode significar o objeto que serve de apoio para alguns utensílios. Exemplo: “descanso de panela”, “descanso de travessa”, e etc.

Entre alguns dos principais sinônimos de descanso estão: folga, repouso, tranquilidade, lentidão, sossego, vagar, morosidade, cessação, pausa, trégua, ócio, entre outros.

Descanso Semanal Remunerado

De acordo com a legislação trabalhista em vigor no Brasil, todo o trabalhador tem direito ao descanso semanal de no mínimo 24 horas consecutivas.

Este princípio está definido na Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949, conhecida como “Lei do Repouso Semanal Remunerado”.

Segundo o artigo 71 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), todo trabalhador tem direito ao descanso mínimo de 1 hora e máxima de 2 horas (com exceção de acordo previamente firmado) quando praticam jornadas de trabalho com mais de 6 horas. Caso não exceda as 6 horas de trabalho, o descanso obrigatório é de 15 minutos a partir da quarta hora.

O período de descanso é essencial para manter a produtividade e a saúde física e mental da pessoa, por isso ele deve ser respeitado.

Ver também: o significado de sossego.

O significado de Descanso está na categoria: Geral