Significado de Desiderato

O que é Desiderato:

Desiderato é referente ao que é objeto de desejo, vontade, anseio e aspiração de algo ou alguma coisa.

Este substantivo masculino não costuma ser muito utilizado na comunicação informal cotidiana, mas pode ser interpretado como a vontade de atingir ou fazer determina coisa ou conquistar certo objetivo.

Exemplo: “O único desiderato da mulher era ser feliz” ou “O desiderato do livro é debater a violência familiar”.

Entre alguns dos principais sinônimos de desiderato estão as palavras: aspiração, desejo, vontade, pretensão, desideratum, alvo e mira.

Etimologicamente, a palavra “desiderato” se originou do latim desideratu / desiderare, que quer dizer “desejar”.

Operação Desiderato

Foi o codinome de uma operação da Polícia Federal Brasileira com o objetivo de investigar e prender médicos, empresários e representantes comerciais por prática de estelionato, conhecidos como membros da “máfia das próteses”.

De acordo com as investigações, os envolvidos enganavam os pacientes para que fizessem procedimentos cardiológicos desnecessários, com o propósito de vender próteses cardíacas e desviar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O uso do termo desiderato para batizar a operação é uma alusão as próteses oferecidas pelos médicos que pertenciam a esta máfia, pois elas faziam parte de uma pretensão e aspiração final de interesse dos estelionatários.

Data de atualização: 19/10/2016.