Significado de Desídia

O que é Desídia:

Desídia consiste num comportamento negligente, usado para representar a atitude de um funcionário que executa suas funções com desleixo, preguiça, desatenção ou má vontade.

A desídia pode levar a demissão por justa causa, de acordo com o artigo 481 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), caso o empregado já tenha sido alertado previamente sobre o seu comportamento desidioso.

Saiba mais sobre o significado da CLT.

Quando se diz que o trabalhador desempenha as suas respectivas funções com desídia significa que, mesmo após ser comunicado sobre faltas leves no trabalho, continua mantendo desinteresse em corrigi-las. Desta forma, os erros repetitivos do funcionário acabam por representar um prejuízo para a empresa que, por este motivo, pode dispensa-lo.

Algumas das atitudes que podem ser categorizadas como um comportamento desidioso são: pouca produção, atrasos constantes, faltas não justificadas, produção imperfeita, abandono do local de trabalho durante a sua jornada, entre outros.

Ver também: significado de Procrastinar.

Além do âmbito trabalhista, a desídia consiste em todo o tipo de comportamento que demonstra falta de zelo e atenção para com alguma atividade ou função. A ociosidade, a procrastinação excessiva, a falta de compromisso e a tentativa de evitar qualquer tipo de esforço físico ou moral são algumas das características que configuram a desídia.

Alguns dos principais sinônimos de desídia são: descuido, desleixo, negligência, displicência, descaso, incúria, desinteresse, abandono, indolência, inércia, preguiça, impassibilidade, frouxidão, ignávia e desânimo.

Ver também: significado de Ocioso.

Data de atualização: 16/05/2017.