Significado de Design Thinking

O que é o Design Thinking:

Design thinking é uma abordagem prática-criativa que visa a resolução de problemáticas em diversas áreas empresariais, principalmente no desenvolvimento de produtos e serviços, agindo com base na coletividade colaborativa do desenvolvimento dos projetos.

A principal proposta deste modelo de desenvolvimento criativo é encontrar respostas que sejam revolucionárias ou inovadoras para os problemas identificados, focando nas reais necessidades do mercado.

A definição do conceito do design thinking foi criada por Rolf Faste, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Porém, a ideia foi popularizada por David M. Kelley, fundador da IDEO, uma das maiores empresas de design e inovação da atualidade.

Ao contrário de outros métodos, o design thinking não se baseia em dados estatísticos e matemáticos em seu processo, mas sim em observações empíricas e com o contato direto com o cliente e os demais profissionais responsáveis por cada etapa do desenvolvimento do projeto. Em suma, o design thinking pode ser considerado um método mais “humano” do que os demais.

Processos do Design Thinking

Não existe uma fórmula estática e pronta dos processos do design thinking, visto que esta abordagem deve ser pensada de forma não-linear. Mas, existem algumas etapas que costumam ser essenciais para a concepção e desenvolvimento do projeto.

  • Imersão: consiste na identificação e entendimento do problema, através de diferentes modos de observação (entrevistas presenciais, por exemplo) e pesquisas aprofundadas sobre a questão encontrada.
  • Análise e síntese: após identificar a problemática, é necessário organizar e analisar todas as informações obtidas durante a fase de imersão. Nesta etapa também são desenvolvidos os desafios para o solucionamento do problema, ajudando a criar uma melhor compreensão sobre este.
  • Ideação: após a definição dos objetivos, nesta fase o grupo deve organizar brainstormings para gerar e debater ideias que sejam inovadoras para a solução dos problemas. O principal objetivo é encontrar oportunidades e possibilidade de criar novos caminhos para resolver os desafios impostos.
  • Prototipação: nesta etapa ocorre a concretização das ideias abstratas. Materialização e validação de todo o conteúdo, através da realização de diversos testes. Caso os resultados sejam produtivos, rentáveis e consigam solucionar os problemas e desafios propostos inicialmente, o produto passa para a fase de desenvolvimento.

Saiba mais sobre o significado de Brainstorming.

Mas, mesmo estando concluído, o produto nunca deixa de estar finalizado, pois permanece em estado de constante aprimoramento e evolução, consoante as observações e mudanças de necessidades dos públicos-alvo, por exemplo.

Vale lembrar que, mesmo existindo algumas etapas básicas que devem ser cumpridas para a obtenção do resultado, não existe uma ordem hierárquica entre elas, fazendo com que o design thinking não se prenda ao cumprimento de uma sequência de ações pré-estabelecidas.

O significado de Design Thinking está nas categorias: Geral, Expressões em Inglês