Significado de Despacho

O que é um Despacho:

Despacho representa um ato processual praticado pelo juiz, onde este pode indeferir (negar) ou deferir (aprovar) determinado pedido, processo, solicitação, etc.

Os chamados despachos de mero expediente não apresentam nenhum tipo de conteúdo decisório, por este motivo, não promovem prejuízos para as partes envolvidas em determinado processo, por exemplo.

De acordo com artigo 203 do Novo CPC (Código de Processo Civil), estão determinados os diferentes pronunciamentos do juiz, que consistem em despachos, sentenças e decisões interlocutórias.

"§ 3o São despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte."

Do ponto de vista religioso, um despacho pode ser considerado um tipo de ritual em oferenda à algumas divindidades de origem afro-brasileira. Neste caso, o despacho é tido como sinônimo de macumba ou feitiçaria, no entanto com o propósito de causar um mal a alguém. Tradicionalmente, os despachos são colocados em encruzilhadas ou próximos de rios e cachoeiras.

De modo geral, a palavra despachar se refere a ação de expedir ou enviar algo. Também pode significar a característica da pessoa que realiza algo prontamente, ou seja, que age de modo atempado. 

Conclusos para despacho

É uma expressão jurídica usada para indicar que determinado processo se encontra na posse do juiz responsável por analisá-lo. Nesta etapa, o processo ainda não está concluído.

Saiba mais sobre o significado de Conclusos para despacho.

Sinônimos de despacho

Alguns dos principais sinônimos de despacho são: resolução; remessa; expedição; envio; emissão; desembaraço; agilidade; deliberação; julgamento; decisão; arbitramento; sentença; macumba; e bruxaria.

O significado de Despacho está na categoria: Direito