Significado de Desumano

O que é Desumano:

Desumano é um adjetivo que significa cruel, perverso ou sem humanidade. É o contrário do significado usado para humano, no sentido de generoso ou caridoso.

A desumanidade é apontada como uma característica de pessoas que são insensíveis às necessidades dos outros e que têm comportamentos agressivos, pensamentos egoístas e atitudes cruéis.

São sinônimos de desumano: cruel, bárbaro, perverso, brutal, carrasco, mau, insensível, rude e impio.

Podem ser antônimos da palavra: generoso, sensível, bom, comiserado, caridoso, bondoso, piedoso e humano.

A palavra desumano é traduzida para o idioma inglês como inhuman.

Saiba mais sobre o significado de Impio e Humano.

A palavra desumano pode ser usada para demonstrar situações de crueldade, de más condições ou de barbárie. Exemplos: ato desumano, trabalho desumano.

Veja também o significado de Barbárie.

A palavra desumano faz parte de uma expressão muito conhecida no Direito. A referência faz parte da Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos.

O inciso III do art. 5ª estabeleceu:

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

O uso da expressão nesse artigo significa que nenhum cidadão brasileiro pode ser vítima de qualquer atitude ou tratamento que ataque os seus direitos fundamentais ou que sejam violentos ou cruéis.

Desumano ou deshumano?

Algumas pessoas fazem confusão em relação à maneira correta da escrita da palavra. Isso acontece em razão da palavra humano ser escrita com a letra "h".

De acordo com a norma ortográfica, na junção do prefixo "des" com a palavra "humano" a letra "h" deve ser suprimida. O prefixo "des" transforma a palavra em seu sentido oposto.

Portanto, a grafia correta da palavra é desumano.

Data de atualização: 16/01/2018. O significado de Desumano está na categoria: Língua Portuguesa