Significado de DevOps

O que é DevOps:

DevOps (abreviação de Desenvolvimentos e Operações) é uma cultura de trabalho que proporciona uma melhor comunicação entre as diferentes áreas de TI (Tecnologia da Informação) de uma empresa que cria e distribui aplicativos e serviços. Com esta prática, a companhia é capaz de oferecer aperfeiçoamentos e otimizações de seus produtos de modo mais rápido e eficaz.

A metodologia ágil é a base de um modelo DevOps, onde as equipes de desenvolvedores de softwares passam a trabalhar em sintonia e constante interação com os times operacionais. A proposta deste método é garantir uma melhoria em todas as fases do ciclo de vida da produção de um aplicativo, desde o desenvolvimento, passando pelo teste, implantação e as operações.

O DevOps busca fornecer produtos melhores, com menor custo de produção, e fazendo isto de forma rápida e com poucos riscos.

Entre alguns dos principais benefícios do DevOps para a empresa, destaca-se a velocidade que este sistema proporciona, fazendo com que a companhia possa estar preparada para se adaptar aos mercados dinâmicos. 

Os produtos desenvolvidos pela empresa de software, por exemplo, tendem a ser entregues e atualizados de modo muito mais rápido, o que representa uma grande vantagem competitiva no mercado das tecnologias.

O termo DevOps foi criado em 2009, sendo popularizado mundialmente através dos eventos conhecidos por DevOpsDay, uma proposta desenvolvida por Patrick Debois, um dos maiores entusiastas da metodologia ágil (desenvolvimento e infraestrutura ágil).

Inicialmente, o movimento DevOps era bastante comum em start-ups, no entanto não demorou para que o mundo corporativo também abandonasse os antigos modelos tradicionais e adotassem esta filosofia de trabalho.

Para saber mais sobre metodologias e dinâmicas de projetos, veja também o significado de Scrum.

O significado de DevOps está na categoria: Tecnologia