Significado de DevOps

O que é DevOps:

DevOps (abreviação de Desenvolvimentos e Operações) é uma cultura de trabalho que proporciona uma melhor comunicação entre as diferentes áreas de TI (Tecnologia da Informação) de uma empresa.

O DevOps trabalha com organizações que desenvolvem aplicativos ou softwares. Sua proposta é garantir melhorias em todas as fases do ciclo de vida da produção desses serviços: no desenvolvimento, nos testes, na implantação e nas operações.

O DevOps busca fornecer produtos melhores, com menor custo de produção, e fazendo isto de forma rápida e com poucos riscos.

A metodologia ágil é a base de um modelo DevOps, em que as equipes de desenvolvedores de softwares passam a trabalhar em sintonia e constante interação com os times operacionais.

devopsA proposta do DevOps é integrar o desenvolvimento, qualidade e a infraestrutura na produção de aplicativos e softwares.

Como o DevOps funciona?

Os sete passos principais para o funcionamento da cultura DevOps dentro de uma organização são:

  • colaboração;
  • automação;
  • integração contínua;
  • entrega contínua;
  • testes contínuos;
  • monitoramento contínuo;
  • correção rápida.

A base do DevOps é a colaboração entre as equipes, pois acredita que equipes que trabalham em conjunto para atingir um objetivo em comum são capazes de desenvolver suas habilidades e as operações de maneira eficaz.

Quais são os benefícios do DevOps para uma empresa?

Abaixo estão listados os principais benefícios do DevOps para uma organização:

Colaboração e integração entre equipes

A cultura DevOps promove uma integração completa e eficaz entre todas as equipes envolvidas em um projeto.

Esse tipo de integração proporciona uma comunicação mais fluida e colaborativa, além de ajudar no bom desenvolvimento de um produto ou serviço.

Rapidez no processo e entrega

O DevOps fornece entrega e ajustes rápidos do produto ou serviço com a ajuda de metodologias ágeis como o Scrum ou Kanban, tanto ao longo do desenvolvimento ou finalização do projeto.

Essa rapidez e praticidade proporcionada pela cultura DevOps é importante para aumentar o ROI (retorno sobre o investimento), ou seja, o lucro das organizações.

Colaboração em equipe

O DevOps melhora a colaboração entre a equipe de desenvolvimento e a equipe de operações.

Ambas trabalham com um objetivo de negócio em comum. Sendo assim, o DevOps derruba as barreiras e cria uma fluidez na comunicação, transparência e integração.

Gerenciamento de riscos

Usando essa prática, é possível identificar o fator de risco no início dos estágios do ciclo de vida do aplicativo. A detecção antecipada de qualquer problema ajuda a organização a solucionar esse problema rapidamente, permanecendo à frente de outras empresas.

Veja também:

Data de atualização: 06/05/2019.