Significado de DHCP

O que é DHCP:

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma sigla usada no meio informático que significa Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP.

O DHCP utiliza um modelo cliente-servidor, sendo que o servidor DHCP faz gestão centralizada (servido central) dos endereços IP que são usados na rede. O cliente DHCP consiste em um dispositivo de rede que tenha a capacidade de adquirir as configurações do TCP/IP de um servidor DHCP. Esse cliente tenta encontrar um ou mais servidores DHCP que ofereçam os padrões desejados para que o seu computador possa ser configurado de forma automática. O pacote enviado pelo servidor DHCP contém especificações do endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS.

Graças ao DHCP, os dispositivos da rede recebem as configurações do servidor central, sendo que dessa forma, o utilizador não precisa configurar os endereços manualmente. O DHCP consiste em um protocolo que é recomendado, porque auxilia e torna viável a gestão de grandes redes de IPs, e facilita a vida de utilizadores que se desloquem muito com seus computadores portáteis.

Data de atualização: 10/09/2013.