Significado de Dia D

O que é o Dia D:

Dia-D foi o nome dado ao dia em foi executada a maior operação aeronaval da história, em 6 de junho de 1944, e responsável por iniciar o processo que daria fim à Segunda Guerra Mundial.

Nesta data, aproximadamente 155 mil soldados dos Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha se reuniram e desembarcaram na Normandia, costa atlântica noroeste da França, para livrar a Europa do domínio dos nazistas.

A expressão “Dia-D” é utilizada desde a Primeira Guerra Mundial, no contexto militar, para se referir ao dia em que um importante ataque ou operação será executada.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), no entanto, o objetivo principal da operação militar que se imortalizou como “Dia-D” (oficialmente chamada de “Operação Overlord” ou “Operação Dominadora”, em português) era livrar a capital francesa, Paris, do controle dos nazistas. A seguir, o alvo seria a própria Alemanha, núcleo do Nazismo no continente europeu.

De acordo com os registros históricos, cerca de 14.200 barcos, 600 navios e milhares de aviões acompanharam os soldados Aliados no ataque contra as forças nazistas.

Finalmente, em 25 de agosto de 1944, as forças de resistência francesa e as tropas dos Aliados conseguiram expulsar os nazistas de Paris e reconquistar a cidade.

Em maio de 1945, menos de um ano após o Dia-D e o começo da investida dos Aliados contra o Nazismo, a Alemanha Nazista assina o seu termo de rendição. A Segunda Guerra Mundial chega oficialmente ao fim.

Ver também: o significado do Nazismo e do Holocausto.

Popularmente, também se usa a expressão “dia-D” para se referir a uma data especial e muito ansiada, que é planejada e preparada com muita antecedência, como um casamento ou aniversário, por exemplo.

Data de atualização: 17/07/2019.