Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que representa o símbolo das conquistas e direitos das mulheres no século XX. Ela é celebrada sempre no dia 8 de março.

A data foi criada no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, onde o contexto era a primeira fase da Revolução Industrial e do início dos movimentos que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho, sobretudo para as mulheres.

As primeiras comemorações do Dia Internacional da Mulher foram realizadas a partir de 1909, sempre seguidas de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, sobretudo durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março. Estas manifestações se uniam ao movimento socialista, que lutava pela igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas e ao movimento sufragista, que lutava pela igualdade de direitos políticos entre homens e mulheres.

Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs que se instituísse uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Origem do Dia Internacional da Mulher

Desde meados da década de 60, convencionou-se celebrar o Dia Internacional da Mulher sempre no dia 8 de março, pois esta data marca a principal manifestação pelos direitos trabalhistas das mulheres, na Rússia, em 1917, que foi brutalmente reprimida, motivando a Revolução de 1917.

Na década de 70, a Organização das Nações Unidas – ONU designou como o Ano Internacional da Mulher o ano de 1975 e o dia 8 de março foi instituído oficialmente como o Dia Internacional da Mulher, onde o objetivo é lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, políticas e econômicas.

Dia Internacional da Mulher está na categoria: Geral