Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, é uma data que reafirma as lutas, conquistas e direitos das mulheres ao longo dos séculos e foi oficializada pela ONU em 1975.

O maior propósito do Dia Internacional da Mulher é atentar a sociedade para as questões sociais, políticas, econômicas e culturais enfrentadas pelas mulheres ao redor do mundo, lutando pela igualdade dpos gêneros.

A origem e história do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher tem uma história importante há mais de 100 anos. Sua primeira celebração foi em 1909, quando o Partido Socialista da América apoiou mais de 15.000 mulheres que protestaram contra as longas horas de trabalho, baixos salários e a falta de direitos de voto na cidade de Nova York.Dia Internacional da MulherPrimeiro Dia Internacional da Mulher, em 1911.

Um ano depois, a Internacional Socialista se reuniu na Dinamarca e aprovou o Dia Internacional da Mulher. E assim, em 1911, o primeiro Dia Internacional da Mulher, ou como foi chamado pela primeira vez, Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, foi comemorado com comícios na Dinamarca, Alemanha, Suíça e Áustria.

Algumas semanas depois após o primeiro Dia Internacional da Mulher, o incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist matou 146 pessoas, em sua maioria mulheres imigrantes, na cidade de Nova York.

Esse incidente inspirou muitas mudanças nas condições de trabalho industrial, e a memória daquelas que morreram foi frequentemente invocada como parte motivadora do Dia Internacional da Mulher a partir desse momento.

Nos primeiros anos, esta celebração estava constantemente sendo relacionado aos direitos trabalhistas da mulher. Porém, ao longo dos anos esse pensamento tem modificado.

A celebração do Dia Internacional da Mulher na Rússia

Uma das primeiras celebrações oficiais do Dia Internacional da Mulher foi na Rússia. As mulheres russas se uniram para reivindicar seus direitos em fevereiro de 1913.

Em 1914, com a Primeira Guerra Mundial em erupção, o dia 8 de março foi um dia de manifestações das mulheres contra a guerra.

Em 23 de fevereiro de 1917 (8 de março no calendário ocidental) as mulheres russas organizaram uma greve, um começo importante dos eventos que resultaram na derrubada do czar.

O feriado foi especialmente popular por muitos anos na Europa Oriental e na União Soviética. Aos poucos, tornou-se uma verdadeira celebração internacional.

Veja também outros o significado de:

Data de atualização: 05/03/2020.