Significado do Diagrama de Venn

O que é o Diagrama de Venn:

Diagrama de Venn é um sistema de organização de conjuntos numéricos, onde os elementos são agrupados em figuras geométricas, facilitando a visualização da divisão feita entre os diferentes grupos.

O diagrama de Venn, também conhecido como Diagrama de Conjuntos ou Diagrama Lógico, costuma ser usado como método para organizar informações e dados recolhidos em pesquisas quantitativas. Neste caso, é possível averiguar com maior clareza dados estatísticos obtidos através de pesquisas de opinião, por exemplo.

Esteticamente, o diagrama de Venn é formado por figuras geográficas sobrepostas, normalmente círculos. Os elementos semelhantes entre os diferentes grupos são representados justamente nas partes que estão sobrepostas dos círculos (a intersecção). 

Este diagrama foi criado pelo matemático inglês John Venn (1834 - 1923), com o propósito de facilitar a representação das relações de união e intersecção entre diferentes conjuntos.

Exemplo:

U = união
∩ = intersecção

Diagrama de Venn

A = (1, 2, 3, 4, 5, 7)
B = (5, 6, 7, 8, 9)
AUB = (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9)
A ∩ B = (5, 7)

A união dos conjuntos A e B representa todos os elementos que estão em cada um dos círculos. A intersecção entre A e B, por outro lado,consiste nos elementos que estão presentes em ambos os conjuntos simultaneamente. Na imagem acima, por exemplo, os números 5 e 7 estão presentes nos grupos A e B.

Veja também o significado de DiagramaDiagrama de Ishikawa e o Diagrama de Pareto.

Data de atualização: 11/01/2018. O significado do Diagrama de Venn está na categoria: Geral

Significados Populares