5 dicas de como identificar se você é uma pessoa empática ou simpática

É muito comum no dia-a-dia, dizermos que uma pessoa foi simpática conosco ou que teve muita empatia, como se ambas tivessem significados semelhantes. Mas será que a empatia e a simpatia são mesmo parecidas?

Ao avaliarmos nossas atitudes, podemos saber se temos mais simpatia ou empatia pelo outro. Confira cinco dicas que podem te ajudar a identificar se você é uma pessoa empática ou simpática:

Avaliar sua perspectiva em relação ao outro

empatia

Ser simpático é diferente de ser empático!

Apesar da simpatia e da empatia serem palavras que possuem alguma relação, em seus significados elas são completamente diferentes.

A empatia remete a uma conexão com o outro, onde é possível, compreender as emoções alheias, enxergar como o outro vê e sente. Já a simpatia se refere a ter uma espécie de afeição por alguém, mesmo sem conhecer esta pessoa com mais afinco.

Veja também cinco sinais que te mostram como é sentir empatia.

Reconhecer as emoções

emoções

Saber identificar o que o outro está sentindo e reconhecer as emoções é um ponto importante para identificar se você é uma pessoa empática ou simpática.

Na empatia, gera-se uma conexão com a outra pessoa, que possibilita que você possa se colocar no lugar do outro. Na simpatia, você observa do lado de fora da situação, sem se envolver com o sentimento ou com o que ocorre com o outro. Isto não quer dizer que você não sinta absolutamente nada em relação ao que o outro esteja sentindo, mas você tende a ter sentimentos superficiais sobre aquilo.

Saber respeitar a opinião alheia

respeito

É muito importante a reflexão sobre nossa capacidade de compreensão do outro. Quando somos empáticos, não significa que concordamos com a opinião da outra pessoa, mas buscamos respeitá-la e entendê-la da melhor forma, sem qualquer julgamento.

Já quando somos simpáticos, temos uma tendência a nos aproximar mais do outro pelo que temos em comum, o que pode fazer com que acabe distanciando quem tenha posições e opiniões diferentes.

Avaliar sua disposição em ajudar

ajudar

A disposição em ajudar o outro é sempre um fator importante para identificarmos se somos empáticos ou simpáticos. Normalmente, na empatia, temos a habilidade de nos colocarmos na mesma perspectiva da outra pessoa, de maneira que possamos sentir sua dor e ajudá-la a superar aquilo.

Na simpatia, enxergamos as coisas com um certo distanciamento emocional, sem se comover demais pelo que o outro está sentindo ou passando.

Saber ter uma boa comunicação com o outro

comunicar

É importante que a gente consiga saber dizer ao outro que reconhecemos suas emoções. As pessoas empáticas fazem isso com mais naturalidade, sempre buscando dizer palavras que transmitam carinho, calma e conforto. Já as simpáticas evitam dizer qualquer coisa que demonstre um envolvimento maior com a situação.

Veja também o significado de Empatia e Simpatia.

5 dicas de como identificar se você é uma pessoa empática ou simpática está na categoria: Geral