Significado de Diplomacia

O que é Diplomacia:

Diplomacia consiste na ação civilizada e pacífica de se relacionar com diferentes grupos, nações ou sociedades. Representa um instrumento tipico da política externa dos países, que se concentra em manter as relações entre os diferentes Estados soberanos equilibradas.

A diplomacia é a forma como as nações civilizadas lidam com os seus antagonismos, procurando resolver as divergência sem o uso da violência ou de ofensas. Agir com diplomacia é ter respeito pelo próximo, sabendo lidar de modo pacífico perante diferentes situações e comportamentos.

O objetivo da diplomacia é manter um convívio sadio entre os vários grupos sociais, fazendo com que as particularidades e interesses de cada um sejam defendidos e representados.

O indivíduo que age com diplomacia é chamado de diplomata, uma pessoa que tem a missão de representar os interesses de determinado grupo ou nação perante outros, de modo pacífico e conciliador.

Saiba mais sobre o Diplomata.

A diplomacia também pode ser vista como uma ciência que estuda as relações internacionais de um estado no estrangeiro.

O sentido figurado da palavra diplomacia consiste na habilidade que determinada pessoa possui de conduzir as relações interpessoais e de resolver conflitos pessoais.

Sinônimos de diplomacia

Alguns dos principais sinônimos de diplomacia são: astúcia; esperteza; delicadeza; educação; fineza; circunspecção; ponderação; sensatez; argúcia; finura; habilidade; fato; e política.

Data de atualização: 22/08/2019.