O que foi a campanha pelas Diretas Já?

As diretas já foi um movimento político ocorrido em 1984. A campanha reivindicava o retorno do voto direto para a presidência da república, suspenso durante a ditadura militar.

O movimento teve seu início a partir do enfraquecimento do regime dos militares e o apelo popular culminou na proposta da emenda constitucional Dante de Oliveira, que previa a volta das eleições presidenciais por voto direto nas eleições de 1985.

A emenda não foi aprovada no congresso, mas deflagrou uma série de comícios e manifestações mais intensas em todo o país.

Manifestação das diretas já 1984, preto e branco, Brasília
Manifestação das Diretas Já, em Brasília

As diretas já fizeram uma importante pressão nas negociações pelo fim do regime militar, unindo setores da sociedade civil e políticos.

Nas eleições de 1985, Tancredo Neves foi indicado para assumir a presidência. Entretanto, ele faleceu antes de ser empossado, no seu lugar assumiu o vice-presidente José Sarney, dando fim à ditadura militar.

As reivindicações do movimento diretas já foram atendidas na constituição federal de 1988, que previa o voto direto e o restabelecimento da democracia no Brasil.

Em 1989, Fernando Collor de Melo foi eleito o primeiro presidente por voto direto após esse processo de redemocratização.

Data de atualização: 10/12/2020.