Significado de Discrição

O que é Discrição:

Discrição é uma característica que qualifica a pessoa que é discreta, que não chama atenção, ou seja, que é recatada, modesta, humilde e delicada em suas ações.

Uma pessoa que age com discrição também pode ser entendida como reservada, ou que tem um bom nível de discernimento, sabendo medir corretamente o que é certo e errado, o bem e o mal.

O agir com discrição ainda está baseado na qualidade de confiabilidade, quando determinada pessoa não revela informações ou segredos de alguém para terceiros.

Alguns dos principais sinônimos de discrição são: circunspecção, reserva, tato, compostura, discernimento, arbítrio, comedimento, sensatez, prudência, sigilo, recato, resguardo, modéstia, austeridade e decoro.

O oposto de discrição é a indiscrição, que é caracterizado pela falta de discernimento, curiosidade em excesso e intrometimento.

Discrição e Descrição

Como dito, discrição está relacionado com a qualidade de quem é discreto, sensato, prudente e modesto. Por outro lado, descrição (com a letra “e”) refere-se ao relato expositivo oral ou escrito, pormenorizado, de determinada coisa. É a ação de narrar detalhadamente algo.

A palavra descrição é sinônimo de detalhamento, caracterização, representação, especificação e discriminação, por exemplo.

O significado de Discrição está na categoria: Língua Portuguesa