Significado de Dismorfia corporal

O que é a Dismorfia corporal:

Dismorfia corporal (ou Síndrome da Distorção da Imagem) é um transtorno psicológico que faz com que o indivíduo se incomode profundamente com “defeitos imaginários” ou triviais de seu corpo.

Também conhecido como Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) ou dismorfofobia, este distúrbio se caracteriza pela obsessão que determinada pessoa desenvolve por sua aparência.

Devido aos pensamentos delirantes de que existem diversos defeitos físicos em seu corpo, o indivíduo com dismorfia corporal se sente constantemente insatisfeito e inseguro com a sua imagem.

A dismorfia corporal afeta principalmente a autoestima do indivíduo, fazendo com que sofra consequências negativas ao tentar estabelecer relacionamentos sociais ou profissionais.

Para as pessoas com dismorfia corporal, por exemplo, uma pequena cicatriz no rosto é vista como uma “enorme fenda”, fazendo com que procure alternativas mirabolantes para tentar solucionar seus “defeitos”.

Normalmente, o TDC se desenvolve durante a adolescência e, se não for tratado, pode se prolongar por toda a vida adulta. Aproximadamente 2,5% da população mundial sofre com diferentes níveis de dismorfia corporal.

Uma pessoa com dismorfia corporal pode se olhar no espelho e sempre achar que está obesa, mesmo estando extremamente abaixo do peso saudável. Este é um exemplo de como o TDC pode acabar por desenvolver outras doenças, como a anorexia e a bulimia, por exemplo.

Saiba também o significado da Anorexia e da Bulimia.

Entre os homens, a dismorfia corporal pode levar ao transtorno dismórfico muscular (vigorexia), fazendo com que passem horas nos ginásios em busca de ter músculos cada vez mais definidos.

De modo geral, as pessoas com dismorfia corporal apresentam alguns sintomas em comum, como a constante irritabilidade, dificuldade em se relacionar, timidez em excesso, tristeza, mau humor e insatisfação constantes.

Tratamento para a Dismorfia Corporal

A dismorfia corporal pode provocar depressão e pensamentos suicidas, pois isso é muito importante identificar o transtorno atempadamente e procurar tratamento adequado.

Neste tipo de distúrbio, o tratamento mais utilizado é a psicoterapia comportamental e cognitiva, que deve ser acompanhada por um profissional qualificado.

Em alguns casos, os pacientes também podem ingerir medicamentos antidepressivos e que ajudem a controlar os pensamentos obsessivos. Obviamente, as medicações só devem ser consumidas a partir da orientação e prescrição direta de um médico especialista no assunto.

Ver também: o significado do Corpo Ideal e do Corpo Real.

Data de atualização: 03/05/2016. O significado de Dismorfia corporal está na categoria: Medicina