Significado de Displasia

O que é Displasia:

Displasia é um termo geral usado para designar o surgimento de anomalias durante o desenvolvimento de um órgão ou tecido corporal, em que ocorre uma proliferação celular que resulta em células com tamanho, forma e características alteradas.

A displasia implica uma alteração inequívoca do programa de crescimento e diferenciação celular.

Displasia Mamária

Displasia mamária é um desenvolvimento exacerbado das mamas devido a fatores genéticos. O termo "displasia mamária" foi substituído por "alterações funcionais benignas das mamas (AFBM)".

Fibroadenoma de Mama

Fibroadenoma de mama é um nódulo de origem e evolução benigna, que ocorre geralmente em mulheres entre 15 e 25 anos. Na maioria dos casos, mede de 1 a 2 cm, é rígido, móvel, único, bem delimitado e não causa dor.

Displasia Fibrosa

A Displasia fibrosa caracteriza-se pela substituição gradual do tecido ósseo normal e da medula óssea por tecido fibroso, levando a fraturas e deformidades. É uma desordem congênita não hereditária, de caráter benigno.

Pode ocorrer como uma lesão esquelética isolada ou afetar múltiplos ossos.

Displasia de Quadril

Displasia congênita de quadril consiste em alterações no desenvolvimento do quadril infantil, que prejudicam a estabilidade da articulação coxo-femural.

O osso da bacia sofre alterações que dificultam o encaixe com o fêmur, levando a uma frouxidão da articulação do quadri, que pode resultar numa subluxação ou luxação dessa articulação.

Em alguns casos, a articulação é tão instável que a luxação pode occorer logo ao nascimento (luxação congênita de quadril).

Data de atualização: 16/04/2014.