Significado da Dispnéia

O que é a Dispnéia:

Dispnéia (ou dispneia) é a dificuldade em respirar, uma condição normalmente relacionada com doenças cardíacas e respiratórias.

A sensação de falta de ar é o principal sintoma da dispnéia, que também costuma ser comum durante o sono (dispnéia paroxística noturna - DPN), fazendo com que a pessoa acorde com a sensação de sufocamento.

Outros sintomas podem incluem um grande esforço do movimento das narinas, que buscam inspirar o máximo de ar possível, além dos lábios e dedos ficarem em tons de roxo (cianose), devido a baixa oxigenação do sangue.

A dispnéia não deve ser considerada uma doença, mas sim a consequência de diferentes fatores, como: a asma, a pneumonia, a tuberculose, infecções pulmonares, câncer de pulmão, hipertensão, obesidade, anemia, insuficiência cardíaca, entre outros.

Tratamentos da dispnéia

Os tratamentos para a dispnéia variam de acordo com a natureza da doença ou condição que é responsável por desencadeá-la. Caso a dispnéia seja uma consequência da pneumonia, o paciente deverá receber antibióticos, por exemplo.      

Em alguns casos mais sérios, os pacientes precisam aprender a lidar com a constante falta de ar, e para isso usam máscaras de oxigênio durante muitas horas por dia.

O acompanhamento médico é imprescindível em qualquer um dos casos, e qualquer tipo de medicação deverá ser indicada por um profissional qualificado.

Ver também: significado da apneia.

O significado da Dispnéia está na categoria: Medicina