Significado de Disponibilidade

O que é Disponibilidade:

Disponibilidade é a condição ou qualidade de algo ou alguém que se encontra disponível, ou seja, livre e desocupado de determinadas funções ou obrigações.

Normalmente, a ideia de disponibilidade é utilizada para indicar a liberdade de tempo que determinada pessoa possui para executar qualquer tipo de tarefa que lhe for solicitada.

Quando se diz que alguém tem “disponibilidade de horário”, significa que é flexível com a sua rotina.

Exemplo: “O rapaz tem disponibilidade para terminar os relatórios agora?” ou “Durante as férias tenho disponibilidade para fazer outras atividades”.

No âmbito administrativo, usa-se o termo disponibilidade para indicar a condição do funcionário público (ou militar) que está afastado de suas funções, mas que continua a usufruir dos direitos do cargo, podendo ser chamado para voltar a executar as suas atividades a qualquer momento.

No campo jurídico, por exemplo, a disponibilidade marca a situação dos bens que podem ser alienáveis livremente.

Informalmente, costuma-se relacionar a constante disponibilidade de alguém com a condição de quem está desempregado ou inválido para executar trabalhos rotineiros.

Sinônimos de disponibilidade

Os principais sinônimos de “disponibilidade”, no sentido de “ausência de compromisso ou obrigações” são: ociosidade, desimpedimento, desocupação e liberdade.

Saiba mais sobre o significado de ócio.

Data de atualização: 05/05/2016. O significado de Disponibilidade está na categoria: Geral