Significado de Disponível

O que é Disponível:

Disponível é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim disponere, que significa algo livre, desimpedido, desembaraçado, de que se pode dispor.

Tornar disponível é colocar alguma coisa à disposição, pronta para ser usada. Ex: Você não precisa se preocupar, a minha casa está sempre disponível para você. Ele ficou muito chateado porque o artigo que ele queria comprar não estava disponível.

Em alguns contextos, disponível pode ser sinônimo de desocupado. Ex: Ele deve estar desempregado, porque está sempre disponível para sair com os seus amigos, em qualquer hora do dia.

A palavra disponível também pode estar relacionada com a vontade de uma pessoa de fazer alguma coisa. Ex: Quanto estava saindo do Tribunal, o réu não se mostrou disponível para fazer declarações.

Muitas vezes esta palavra é usada para descrever a abertura de uma pessoa se envolver em um relacionamento ou prática de alguma atividade romântica e/ou sexual. Ex: Terminei o meu namoro há 2 meses e é a primeira vez em 5 anos que eu estou disponível.

Data de atualização: 07/04/2014.