Significado de Disritmia

O que é Disritmia:

Disritmia é qualquer modificação do ritmo cardíaco e/ou da frequência cardíaca, devida a distúrbios na formação e/ou na condução do impulso elétrico no coração. O diagnóstico da disritmia é feito através da análise do traçado do eletrocardiograma.

Tipos de Disritmias

As disritmias são denominadas de acordo com o local de origem do impulso e do mecanismo de formação ou condução envolvido:

  • Disritmias do Nódulo Sinusal: Bradicardia Sinusal, Taquicardia Sinusal, Arritmia Sinusal;
  • Disritmias Atriais: Complexo Atrial Prematuro, Flutter Atrial, Fibrilação Atrial
  • Disritmias Juncionais: Complexo Juncional Prematuro, Ritmo Juncional;
  • Disritmias Ventriculares: Complexo Ventricular Prematuro, Taquicardia Ventricular, Fibrilação Ventricular, Ritmo Idioventricular, Assistolia Ventricular.

O reconhecimento e tratamento adequado das disritmias cardíacas é muito importante, pois elas podem precipitar ou agravar ainsuficiência cardíaca e a insuficiência coronária, reduzir o fluxo sanguíneo cerebral, além de serem a principal causa demorte súbita, principalmente na fase aguda do infarto do miocárdio.

Tratamento da Disritmia

O tratamento da disritmia depende do tipo de distúrbio (agudo ou crônico), da etiologia, entre outros fatores. Podem ser tratadas com medicamentos ou terapia elétrica externa.

As terapias mecânicas auxiliares mais comuns são os marcapassos, a cardioversão, a desfibrilação eletiva e os aparelhos implantáveis.

As cirurgias também podem ser uma opção de tratamento, embora menos comuns.

Disritmia Cerebral

Disritmia cerebral, em termos médicos, não define nenhuma doença, embora o termo seja popularmante utilizado, na maioria das vezes, para se referir à epilepsia.

O significado de Disritmia está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças