Significado de Distanásia

O que é Distanásia:

Distanásia é o prolongamento do processo da morte através de tratamentos extraordinários que visam apenas prolongar a vida biológica do doente.

O objetivo da distanásia é o prolongamento máximo da vida. Também pode ser definida como o adiamento da morte através de métodos reanimatórios.

A palavra "distanásia" tem origem grega, onde dis significa "afastamento" e thanatos quer dizer "morte".

Distanásia x Eutanásia x Ortotanásia

A ortotanásia visa aliviar o sofrimento de um doente terminal através da suspensão de tratamentos extraordinários que prolongam a vida, mas são incapazes de curar ou trazer melhorias práticas.

A palavra "ortotanásia" vem do grego, onde orto = certo e thanatos = morte. 

A eutanásia consiste em acabar com o sofrimento de uma pessoa doente, cujo prognóstico é fatal ou que está em estado de coma irreversível, sem chances de sobreviver, apressando a sua morte ou dando-lhe meios de o conseguir.

A eutanásia visa induzir a morte precoce de uma maneira suave e sem dor, com a finalidade de acabar com o sofrimento do paciente através da sua própria morte.

A palavra "eutanásia" tem origem nos termos gregos eu = boa e thanatos = morte, o que significa "boa morte" ou "morte piedosa".

A ortotanásia pode ser considerada um meio termo entre a distanásia e a eutanásia, como referem alguns autores, pois não tem como objetivo prolongar demasiado e inutilmente a vida do doente ou induzir uma morte prematura.

O significado de Distanásia está na categoria: Medicina