Significado de Divergente

O que é Divergente:

Divergente é um adjetivo de dois gêneros na língua portuguesa e que qualifica algo ou alguém que se difere, discorda, se opõe e se afasta dos demais indivíduos que pertencem ao seu grupo.

A ideia de divergente está relacionada com tudo aquilo que se opõe. Uma pessoa divergente é aquela que não se enquadra no contexto de determinado grupo ou situação, tendo uma opinião diferente dos outros e não concordando com facilidade com pontos de vista alheios aos seus.

Dentro dos estudos linguísticos, por exemplo, chama-se de divergente os vocábulos que apresentam formas distintas, mesmo que pertençam a um mesmo idioma ou que tenham origem a partir de uma mesma palavra.

Filme “Divergente”

O filme “Divergente” (Divergent, na versão original) é o primeiro da série “Divergente”, obra da escritora norte-americana Veronica Roth.

Este filme foi lançado mundialmente em 2014 e conta a história de um mundo pós-guerra, onde para garantir a paz na humanidade, os seres humanos foram divididos em cinco facções diferentes, de acordo com a principal característica de cada indivíduo: Franqueza (para os honestos), Amizade (para os generosos), Audácia (para os corajosos), Erudição (para os inteligentes) e Abnegação (para os altruístas).

No entanto, a protagonista da saga descobre no seu teste de aptidão que não se enquadra em nenhuma das categorias existentes, ou seja, torna-se uma divergente.

A série “Divergente” é seguida pelos livros “Insurgente”, “Convergente” e “Quatro”, que também estão previstos para serem adaptados para o cinema.

Saiba mais sobre o significado de Insurgente.

Data de atualização: 17/08/2015.