Significado de DLL

O que é DLL:

DLL é uma sigla do mundo da informática e significa Dynamic-link library, ou "Biblioteca de Vínculo Dinâmico" em português. A biblioteca representada pela sigla DLL possui dados e códigos que podem ser usados simultaneamente por mais de um programa.

O conceito de DLL foi implementado pela Microsoft para os sistemas operacionais Microsoft Windows e OS/2. Essas bibliotecas são arquivos que normalmente têm extensão DLL, mas também podem ter a extensão OCX, DRV, ICL (biblioteca de ícones), FON e FOT (no caso de arquivos de fontes).

As DLL foram inicialmente concebidas com o propósito de poupar espaço e memória no disco, armazenando os aplicativos no disco duro. Uma das vantagens que a DLL oferece é a modularidade, que permite que algumas modificações sejam feitas no código ou dados de uma DLL que é compartilhada por vários aplicativos. Assim, não é necessário modificar o próprio aplicativo. Graças à modularidade, é possível criar service packs e patches de pequeno tamanho para a atualização de aplicativos de grande dimensão, como o Microsoft Office, por exemplo. Se vários programas utilizam a mesma DLL, todos vão usufruir dessa correção ou atualização, sem que seja preciso instalar o programa novamente. Apesar disso, essa funcionalidade pode apresentar um problema relacionado com a compatibilidade de DLLs de diferentes fontes que podem precisar de atualizações frequentes.

Outra vantagem das DLL é que utiliza menos recursos, porque pode diminuir a duplicação de um código que é carregado na memória e no disco. Desta forma, o desempenho do programa em questão e de outros programas no sistema operacional não é prejudicado.

Existem vários sites que disponibilizam arquivos DLL. Muitas vezes certos programas não podem ser executados se não encontrarem um determinado arquivo DLL no computador, sendo que as mensagens de erro DLL podem ser bastante frequentes.

Data de atualização: 28/05/2013.