Significado de DNS

O que são DNS:

DNS é a sigla em inglês para Domain Name System (Sistema de Nomes e Domínios, em português), responsável por descodificar os nomes dos domínios dos sites que as pessoas digitam nos navegadores web em números IP.

O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede.

O sistema de distribuição de nomes de domínio começou no ano de 1984, e através dele tornou-se possível que os nomes de hostsresidentes em um banco de dados pudessem ser distribuído entre vários servidores, diminuindo assim a carga em qualquer servidor.

O DNS baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados, além do nome do Hoste do IP (Internet Protocol).

Pelo fato de o banco de dados de DNS ser distribuído, o tamanho é ilimitado e o desempenho não altera quando outros servidores são adicionados.

Existem 13 servidores DNS no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria.

O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e vice-versa, permitindo a localização de hostsem um domínio determinado.

O servidor DNS é dividido entre DNS primário e DNS secundário, que é a cópia de segurança do DNS primário.

Ver também o significado de internet

O significado de DNS está nas categorias: Tecnologia, Siglas