Significado do Dólar paralelo

O que é Dólar paralelo:

Dólar paralelo é um tipo de cotação da moeda estadunidense que é considerada ilegal, de acordo com o Banco Central, pois não está a mercê da legislação vigente.

O dólar paralelo é comercializado por doleiros e casas de câmbio não legalizadas, portanto os negócios feitos através deste mercado são clandestinos e sem o reconhecimento do Banco Central.

Pelo fato de estarem à margem da legislação e regulamentação, os participantes do mercado do dólar paralelo estão suscetíveis a punições, conforme prevê a lei.

Atualmente, as pessoas costumam recorrer ao dólar paralelo quando não estão aptas a operarem através do mercado tradicional, principalmente quando estão enfrentando problemas com a justiça, mas desejam realizar grandes movimentações de dinheiro estrangeiro.

O mercado do dólar paralelo também costuma ser bastante explorado para crimes de lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, tráfico e etc.

Saiba mais sobre o significado de Doleiro

Dólar comercial e Dólar turismo

Ambos os tipos de mercados de câmbio são legais e regidos pelo Banco Central, ao contrário do dólar paralelo. A principal diferença entre eles, no entanto, está na taxa e natureza de cada aplicação.

O dólar comercial é utilizado para todas as transações comerciais, seja de importação ou exportação no mercado brasileiro. Quando o próprio governo faz movimentações comerciais no exterior, as taxas aplicadas de conversão do dólar são essas.

A cotação do dólar comercial é feita a partir da demanda (oferta e procura) da moeda.

Já o dólar turismo – como o nome sugere – se refere a cotação da moeda utilizada para a emissão de passagens e todos os tipos de movimentações feitas durante uma viagem ao exterior, como os débitos no cartão de crédito, por exemplo.

As taxas do dólar turismo costumam ser mais elevadas do que a do dólar comercial.

Ver também: o significado de USD.

O significado do Dólar paralelo está na categoria: Geral