Significado de Doutorado

O que é o Doutorado:

Doutorado ou doutoramento é o grau acadêmico de pós-graduação concedido por uma instituição de ensino superior universitário, que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência.

Consiste em um curso que oferece um conhecimento teórico mais aprofundado que o mestrado acadêmico, onde o aluno busca avanços reais e pertinentes na sua área de conhecimento.

Normalmente, ele é concedido após a pessoa já possuir o grau acadêmico de mestrado, entretanto é possível cursar o doutorado logo após a graduação, se a instituição de ensino considerar relevante a proposta de pesquisa do aluno.

Ele também é voltado para quem pretende seguir carreira na área acadêmica, seja como professor ou pesquisador, pois espera-se que a pessoa adquira a capacidade de desenvolver trabalhos independentes e criativos.

Saiba mais sobre o Mestrado.

O doutorado tem duração de quatro a cinco anos, onde a carga horária de aulas na universidade não é grande, porém a produção acadêmica nesta etapa exige muita leitura e pesquisa, o que exige em alguns casos uma dedicação exclusiva.

E após o cumprimento das disciplinas obrigatórias, o aluno dedica-se ao a elaboração de uma tese sobre pesquisa realizada no decorrer do curso, que deve conter um ponto de vista inédito, que contribua para o avanço do conhecimento. Ao final, ela é submetida a uma banca examinadora e, se aprovada, o aluno então recebe o título de doutor.

As instituições brasileiras de ensino superior concedem o título de DSc (Scientiae Doctor, Doctor of Science ou ainda Doutor em Ciências) para as pessoas que completam o curso de doutorado. Este título equivale ao título de PhD que é obtido em universidades de outros países.

Saiba mais sobre PhD.

Entretanto, no Brasil só possuem validade nacional os cursos de doutorado obtidos em cursos que são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conforme o artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 

Os títulos obtidos no exterior precisam ser reconhecidos por programas recomendados pela Capes para terem validação no país.

Pós-Doutorado

Após o doutorado, o aluno também pode optar por fazer um curso de aperfeiçoamento ou especialização dentro do que foi estudado no curso. É o chamado pós-doutorado.

Normalmente ele é realizado também em universidades ou instituições de pesquisa dentro ou fora do país. Dependendo da área, o pós-doutorado pode ter um tempo variado de duração.

Ele também pode ser realizado em instituições estrangeiras, desde que estas tenham reconhecimento da Capes.

Veja os significados de Tese e Pós-graduação.

Data de atualização: 24/01/2018. O significado de Doutorado está na categoria: Geral