Downsizing

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

O que é downsizing:

Downsizing consiste num conceito de reestruturação administrativa, com o intuito de potencializar as atividades de determinada organização, eliminando processos burocráticos e correntes hierárquicas desnecessárias na empresa, por exemplo.

Este é um termo em inglês e significa “achatamento” ou “diminuição de tamanho”, na tradução literal para a língua portuguesa.

Originalmente, esta técnica teria surgido em meados da década de 1970 nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma estratégia diferenciada entre as demais organizações empresariais da época.

Especialistas aconselham o uso do downsizing como última alternativa em casos de crise, como risco de falência, por exemplo. Assim, esta técnica serviria como uma tentativa de reerguer a companhia.

Neste contexto, a principal meta do downsizing é desenvolver um planejamento que faça com que a empresa consiga se manter de modo eficiente e eficaz da forma mais “enxuta” possível.

Como a meta do downsizing é diminuir os custos e reestruturar a organização de trabalho da empresa, normalmente o primeiro passo a ser tomado com esta técnica é o corte de cargos, o que significa a demissão temporária ou permanente de alguns funcionários.

A longo prazo, no entanto, o projeto de reestruturação prevê a eliminação total das práticas burocráticas, que atrasam e impedem um ritmo mais eficiente do trabalho, além de ajudar a eliminar as pressões sobre os funcionários (que se tornam mais independentes em suas funções), tornando, como consequência, o ambiente profissional mais agradável.

Porém, pode-se afirmar que a principal justificativa do uso do downsizing é a diminuição dos custos da empresa.

Características do Downsizing

  • Diminuição de custos;
  • Eliminação de rotinas burocráticas;
  • Decisões tomadas com rapidez;
  • Comunicação mais rápida e menos distorcida entre os setores da empresa;
  • Elevação da moral dos funcionários;
  • Cortes de cargos classificados como dispensáveis;
  • Aumento da eficiente e eficácia da produtividade.

Ver também: planejamento estratégico

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar