Significado de Drenagem Linfática

O que é Drenagem Linfática:

Drenagem linfática é um procedimento que visa auxiliar o processo natural de drenagem do líquido que está espalhado pelo corpo, realizado pelo sistema linfático. Pode ser realizada através de manobras manuais ou com aparelhos.

Drenagem linfática manual é uma técnica de massagem com movimentos finos, suaves e superficiais, cuja função é drenar os líquidos excedentes que extravasaram das células, permitindo a livre evacuação de toxinas e dejetos metabólicos presentes em várias partes do corpo.

A drenagem linfática manual está relacionada com a filtração e reabsorção da linfa pelos capilares linfáticos e sanguíneos, bem como com vários sistemas, entre eles o circulatório, linfático, renal, digestivo e respiratório.

A execução da drenagem linfática deve seguir e analisar a localização dos principais linfonodos e suas vias de evacuação. As manobras podem ser bracelete, bombeamento, doador, circulatório e combinado, todas realizadas em direção a esses linfonodos.

A técnica não deve causar dor, nem hematomas e as sessões devem ser feitas até que o edema diminua ou desapareça por completo.​

A drenagem linfática manual no pós-operatório da mamoplastia redutora é uma associação de extrema importância por trazer resultados mais satisfatórios, além de evitar complicações e aliviar dores.

No caso da cirurgia de redução de mama a drenagem linfática manual é indicada para diminuir edemas, melhorar a cicatrização e diminuir as aderências musculares.  

Algumas das indicações e efeitos da drenagem linfática:

  • Redução de edemas;
  • Melhora da hidratação e nutrição das células;
  • Acelera a cicatrização de ferimentos;
  • Aumenta a capacidade de absorção de hematomas e equimoses;
  • Melhora o retorno de sensibilidade em cirurgias;
  • Reduz a retenção de líquido nos tecidos, melhorando a aparência da celulite.

O significado de Drenagem Linfática está na categoria: Medicina