Significado de Duplex

O que é Duplex:

Duplex significa duplo ou duplicado, um termo normalmente utilizado para se referir ao apartamento ou casa que apresenta dois pavimentos, ligados por uma escada construída no seu interior.

Assim como existem os apartamentos duplex, também é comum a construção de casas ou apartamentos triplex. Neste caso, as moradias são caracterizadas por possuírem três andares, que são interconectados por uma escada ou elevador particular.

Normalmente, tanto o duplex como o triplex são imóveis de elevado valor comercial.

Saiba mais sobre o significado de Tríplex.

Esta expressão inglesa também se aplica a algo que se duplica em funções, ou ainda que opera em dois modos ou dois sistemas diferentes.

Uma geladeira duplex, por exemplo, possui duas portas, na vertical ou horizontal, sendo um compartimento destinado ao congelador (freezer) e o outro somente à refrigeração.

Full duplex e Half duplex

Duplex também se refere ao sistema de comunicação que liga dois aparelhos, um transmissor e um receptor, com transmissão simultânea e bidirecional (nos dois sentidos), ou seja, full-duplex.

Existe ainda o sistema semi-duplex half-duplex, ou semi duplex que funciona nos walkie-talkies e tem transmissão bidirecional, mas não simultânea. A informação só pode ser transmitida em um sentido de cada vez, enquanto um transmite o outro recebe e vice versa.

O significado de Duplex está na categoria: Geral