Significado de e.g.

O que é e.g.:

E.g. é a abreviação de exempli grata, expressão latina que significa "por exemplo", em português.

Esta abreviação latina é comum principalmente em textos jurídicos, seja na forma e.g. como também v.g. (verbi gratia), que possui um significado equivalente ao de exempli gratia.

Assim, deve-se usar o e.g. para indicar que o texto a seguir consiste em exemplos referentes ao que está antes da abreviação.

Exemplo: "Não esqueça de comprar frutas (e.g. maçãs, bananas, uvas e pêras)."

Por norma, o e.g. deve ser usado entre parênteses, seguido dos exemplos que estão relacionados com a oração anterior, conforme no exemplo acima.

Na língua portuguesa é comum a substituição de e.g. por p.ex ("por exemplo"), porém é aconselhável o uso da abreviação da expressão latina, principalmente por ser de fácil entendimento em outros idiomas, por exemplo.

E.g. e i.e.

I.e. é a abreviatura da expressão latina id est e significa "isto é", em português. Assim como e.g., i.e. também costuma ser comum em textos jurídicos ou científicos, por exemplo.

Ao contrário do e.g., que é usado para dar exemplos sobre o que foi dito, o i.e. serve para sinalizar a explicação, especificação ou descrição de uma afirmação feita anteriormente no texto.

Exemplo: "A baleia é um mamífero, i.e., um animal que é gerado no útero da fêmea e se alimenta de leite materno".

Por tratarem-se de abreviação de expressões latinas, ambas devem ser escritas em itálico. 

Saiba mais sobre o significado de i.e.

Data de atualização: 19/02/2017. O significado de e.g. está na categoria: Siglas